O Dia dos Namorados é comemorado na próxima quarta-feira, dia 12 de junho. A data romântica brasileira vai na contramão do resto do mundo, que celebra o amor no dia de São Valentim, em 14 de fevereiro. E tudo isso por um motivo comercial.
A ideia para a celebração dos namorados foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja de departamentos Clipper para impulsionar as vendas em junho, mês considerado fraco pelos lojistas.
A campanha foi criada em 1948, com o slogan “não é só com beijos que se prova amor”. O dia 12 foi escolhido por estar próximo ao dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio, comemorado em 13 de junho.
No ano seguinte, a data passou a ser celebrada também em outras cidades. Hoje, amplamente comemorado no país, o Dia dos Namorados é um sucesso de vendas. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 96 milhões de brasileiros vão às compras este ano.
Dia dos Namorados é feriado?
Com a chegada da data, as buscas sobre o tema no Google cresceram. A segunda-feira (10) registrou pico de interesse por “Dia dos Namorados” em 12 meses.
Pesquisas por presentes, jantar e mensagem de Dia dos Namorados estão entre os assuntos mais procurados no buscador. E uma pergunta sobre a data tem crescido o interesse no assunto, segundo o Google Trends: os brasileiros querem saber se o Dia dos Namorados é feriado.
E a resposta é não. No Brasil, a data não é considerada feriado ou ponto facultativo. Na próxima quarta, os jantares e presentes devem ficar para depois do horário comercial.