quinta-feira, 13 de junho de 2024

Projeto de Lei propõe retorno de professores às salas de aula


Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB) está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, visando o retorno de cerca de 8 mil professores que atualmente desempenham funções administrativas fora das salas de aula. Segundo a proposta, esses profissionais teriam até 30 dias para reassumir suas atividades nas escolas após a aprovação da lei.

“A cessão de professores da rede pública estadual de ensino para o exercício de cargos de provimento em comissão em outros órgãos ou entidades públicas tem se tornado uma prática recorrente no Estado, muitas vezes prejudicando o funcionamento adequado das escolas e comprometendo a qualidade da educação oferecida aos estudantes”, disse Gustavo Carvalho em sua justificativa.

Pela proposta, a cessão de professores para quaisquer órgãos ficaria proibida, independentemente do ônus. A exceção prevista na proposta seria para os professores que fossem indicados para cargos de provimento em comissão com a função de diretor, coordenador e demais funções de gestão das escolas públicas estaduais e os cargos de gestão de secretário e secretário adjunto de Estado.

Segundo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp), a sugestão para o projeto teria partido da própria secretária de Educação, Socorro Batista, durante sua participação nas comissões de Educação e Administração em 9 de maio de 2024, quando se debateu a cessão de milhares de professores para outras áreas.

Na ocasião, a secretária disse que a Assembleia Legislativa “daria uma contribuição muito grande à educação do Rio Grande do Norte se, por exemplo, aprovasse uma lei dizendo que todos os órgãos devolvam os profissionais da educação. Seriam todos muito bem-vindos”, expressou Socorro Batista.

A proposta foi acolhida pelo deputado Gustavo Carvalho, que solicitou o apoio dos demais parlamentares das comissões envolvidas e apresentou a proposta. Socorro Batista ainda reforçou que seria importante determinar a obrigatoriedade do retorno.

“Eu complemento, que não apenas proíba, mas também obrigue todos os Poderes a devolver os profissionais à educação para que voltem a exercer suas funções. O senhor, essa Casa, prestará um grande serviço à educação do Rio Grande do Norte”, concluiu.

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

RN

RN