No último domingo (23), uma denúncia a respeito da remoção da fechadura do vestiário feminino pelo diretor do Hospital Regional de João Câmara foi divulgada nas redes sociais e também socializada com o Sindsaúde/RN. A revolta das profissionais se dá porque a falta de privacidade compromete a dignidade e segurança delas, enquanto o vestiário masculino permanece trancado. “Fico imaginando, qual o próximo passo? Instalar câmeras? Não sei, mas com esse tipo de atitude podemos esperar qualquer coisa” diz um trecho da denúncia feita a um blog local.
📢Procurado pelas mídias sociais, o diretor do Hospital informou que “ a fechadura foi removida devido ao uso inadequado do vestiário. Mulheres trancavam a porta principal, impedindo outras de usarem o banheiro”. Ele informa ainda que o vestiário possui chuveiros e sanitários individuais com tranca e que um novo banheiro individual foi disponibilizado no corredor do centro cirúrgico para evitar problemas de uso coletivo.
📍As justificativas do gestor, no entanto, não diminuem o fato de sua atitude ter sido arbitrária e insensível. O mínimo que as trabalhadoras precisam é de privacidade em seu próprio vestiário e se problemas de convivência estivessem mesmo existindo que estes fossem resolvidos de forma mais profissional e madura. Ao Sindsaúde/RN, os trabalhadores (as) da saúde do Hospital Regional de João Câmara já denunciam há mais de um mês as atitudes truculentas desse diretor.
✊🏽Para nós, tirar a privacidade das trabalhadoras é uma forma de assediar moralmente! BASTA DE AUTORITARISMO!
Fonte: SindsáudeRN
A fechadura removida do vestiário feminino foi apenas a gota d'agua, no Instagram do SINDSAUDE sindicato da categoria, as técnicas de enfermagem fazem inúmeras denuncias contra a direção do hospital.
O blog deixa o espaço aberto caso os envolvidos queiram se pronunciar de forma respeitosa sobre os fatos.