A seleção brasileira masculina de vôlei estreou com derrota nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, perdendo para a Itália por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 27/25, 18/25 e 25/21. A partida foi equilibrada, mas o Brasil desperdiçou várias oportunidades e mostrou fragilidades defensivas, especialmente nos bloqueios.
Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 25 pontos, superando Romanò, da Itália, que fez 20 pontos. Leal e Lucarelli também tiveram boas atuações, marcando 15 e 14 pontos, respectivamente.
A derrota aumenta a pressão sobre a equipe brasileira, que está no "grupo da morte" em Paris, junto com Egito e Polônia. Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final.
O Brasil enfrenta a Polônia no dia 31 de julho e encerra a fase de grupos contra o Egito em 2 de agosto. Com Leal recuperado de lesão, Bernardinho escalou Bruninho, Darlan, Lucarelli, Lucão, Flávio e o líbero Thales, além de Leal, contra a Itália, que teve Romanò e Michieletto como destaques.
Leal brilhou no início do jogo, ajudando o Brasil a abrir vantagem, mas a Itália equilibrou o confronto e venceu o primeiro set. No segundo set, o Brasil começou mal, mas reagiu e chegou a ter um set point, mas a Itália virou e fez 2 a 0.
O terceiro set foi mais tranquilo para o Brasil, que aproveitou os erros da Itália e venceu. No quarto set, a Itália voltou a mostrar eficiência e, apesar dos esforços brasileiros, fechou a partida.