A instalação de uma indústria automotiva multimarcas no Ceará, com capacidade para fabricar 40 mil carros elétricos por ano, promete potencialmente reduzir o custo dos veículos no Brasil, mas isso deve ocorrer apenas a médio e longo prazos, dependendo de novos investimentos.
O economista Ricardo Coimbra, da Universidade de Fortaleza (Unifor), acredita que a montadora aumentará a oferta de veículos eletrificados e poderá atrair outros fornecedores, o que pode reduzir os preços médios devido à menor logística. No entanto, inicialmente, parte da matéria-prima ainda será produzida em outras regiões.
Wandemberg Almeida, do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), destaca a importância de incentivos contínuos para atrair novos negócios e reduzir custos, enfatizando a necessidade de fábricas parceiras no estado.
O ministro Geraldo Alckmin mencionou que o foco do programa de mobilidade verde é a inovação e a eficiência energética, sem confirmar se os preços dos carros serão mais baixos para os consumidores finais.
A montadora, com um investimento inicial de R$ 400 milhões, será instalada no antigo espaço da fábrica da Troller e visa atrair diversas empresas para produzir seus modelos no mesmo complexo industrial.