quinta-feira, 8 de agosto de 2024

São José de Mipibu: Prefeito e Secretária de Educação acusados de fraudar licitações, Investigação em Andamento


O prefeito de São José de Mipibu, Zé Figueiredo (PSD), e sua secretária de Educação, Lúcia Martins, estão no centro de um grave esquema de fraude de licitações e desvio de recursos públicos, de acordo com denúncias feitas por um grupo de vereadores da cidade. As acusações, que foram recentemente levadas à Justiça, alegam que ambos utilizaram um laranja para abrir uma empresa com o intuito de manipular licitações municipais.

Os vereadores afirmam que Zé Figueiredo e Lúcia Martins são os verdadeiros proprietários da empresa, que está registrada no nome de Rivan José de Carvalho, sogro do filho da secretária, Felipe Martins. Carvalho, segundo as denúncias, não possui o patrimônio ou as qualificações necessárias para participar de licitações, caracterizando-o como um “laranja” no esquema.

A operação teria sido facilitada pela pregoeira Arialda Helena do Carmo Martins, pelo secretário-geral do Município, Maurício José Gomes de Melo, por Lúcia Martins e pela controladora-geral do Município, Renata Mosca. As licitações eram supostamente direcionadas para garantir que a empresa RJ de Carvalho vencesse, excluindo empresas idôneas e fraudando todo o processo.

Como Acontecia o Esquema

Segundo os vereadores, o esquema funcionava através de licitações manipuladas, que eram organizadas de forma a beneficiar RJ de Carvalho. Arialda Helena do Carmo Martins, como pregoeira, junto com os outros envolvidos, facilitava convites e dispensas que garantiam a vitória da empresa nas licitações.

“Desta forma, a empresa passou a vencer as licitações, através de convites e dispensas, que eram facilitadas por todos esses agentes públicos, fraudando assim, todo o processo licitatório, ou não deixando empresas idôneas participarem dos certames”, afirma a denúncia.

Andamento das Investigações

Até o momento, a Justiça está investigando as acusações detalhadas pelos vereadores. A comunidade de São José de Mipibu aguarda ansiosamente por respostas e ações concretas para apurar e punir os responsáveis pelo esquema.

Os vereadores que apresentaram a denúncia estão pressionando por uma investigação rigorosa e rápida, buscando restaurar a confiança pública e assegurar que os recursos municipais sejam utilizados de forma correta e transparente.

Perguntas ainda permanecem: Como está o progresso das investigações? Quais serão as consequências para os envolvidos, se as acusações forem comprovadas? A população espera que a Justiça traga clareza e justiça a este caso que abalou a administração pública da cidade.

Por Robson Pires

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

RN

RN