O exército russo intensificou seus ataques no leste da Ucrânia, enquanto tenta conter a incursão militar de Kiev em seu território de fronteira. Segundo um relatório divulgado pelo Estado-Maior da Ucrânia nesta terça-feira (13), nas últimas 24 horas, tropas russas lançaram 52 ataques na área de Pokrovsk, uma cidade na região de Donetsk, próxima à linha de frente.
Isso é aproximadamente o dobro do número de ataques diários na área há uma semana, segundo a agência de notícias Associated Press.
Para especialistas procurados pela agência, os ataques demonstram que, apesar da invasão surpresa na região de Kursk, a Ucrânia não alcançou o seu objetivo de deslocar as forças russas para outras áreas de fronteira e assim aliviar a pressão em sua linha de frente em Donbass.
Não obstante, a ousada incursão ucraniana, que começou há uma semana, em 6 de agosto, já abrange cerca de 1.000 quilômetros quadrados de território russo, e levou a evacuação de 121 mil pessoas.
Nesta terça-feira (13), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia justificou a incursão. Ele informou que o país não tem interesse em ocupar a região russa de Kursk, mas limitar a logística militar de Moscou. Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mais de dois mil ataques contra território ucraniano foram lançados da região.