A penúltima semana de agosto será especial para as pessoas que gostam de testemunhar raros fenômenos da natureza. Nesta segunda-feira (19), ocorrerá o surgimento de uma superlua, a primeira do ano. Os observadores de estrelas poderão assistir à Lua Cheia se aproximando um pouco mais do que o normal, fazendo com que pareça um pouco maior e mais brilhante no céu noturno.
Em 2024 teremos quatro superluas ao todo. As próximas acontecerão nos meses de setembro, outubro e novembro, respectivamente.
A superlua estará visível em todas as regiões do planeta, embora o horário exato da Lua Cheia varie conforme o fuso horário.
O fenômeno poderá ser visto no céu brasileiro a partir das 15h26 (horário de Brasília), mas ficará mais visível a olho nu às 18h17 (horário de Brasília). Esses horários podem variar dependendo do estado.
O que é uma superlua?
Mais um termo popular do que científico, uma superlua ocorre quando uma fase lunar completa se sincroniza com um ponto especialmente próximo ao redor da Terra. Isso geralmente acontece apenas três ou quatro vezes por ano e consecutivamente, dada a órbita oval e em constante mudança da Lua.
SBT News