Foto: Anderson Régis
O Boletim de Balneabilidade das praias, emitido nessa segunda-feira (28), pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), apontou que apenas um dos 33 trechos está impróprio para banho, sendo este, o trecho da escadaria de Mãe Luiza, na praia de Areia Preta, em Natal. O estudo foi feito com base Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e em constatações visuais de esgostos lançados na praia.
Essa é a segunda vez que há apenas um trecho impróprio para banho. Isto não quer dizer que o local está nesta situação pela segunda vez, já que a praia está com má qualidade há mais de um ano.
Para analisar os dados, foram coletadas cinco amostras de cada uma das praias de Nísia Floresta, Parnamirim, Natal e Extremoz em diferentes dias.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.