Centro Cultural Espaço Tear – Foto: Rubens dos Anjos
O Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania está em festa com a inauguração do seu novo espaço físico: o Centro Cultural Espaço Tear! Segundo o presidente da ONG, Ricardo André, a data da festividade será em 16 de novembro.
A obra conta com aproximadamente 400 metros quadrados de construção que serão dedicados exclusivamente ao fortalecimento da cultura em São Miguel do Gostoso e na região do Mato Grande. Além disso, o prédio possui um amplo salão com palco, banheiros adaptados, copa, escritório, estúdio para produção audiovisual, camarim e depósito. Está localizado na Rua das Caravelas, número 131.
“É o sonho de várias gerações se realizando. Nossa antiga sede com o tempo se tornou inadequada para atender o publico e ficou dedicada a materiais de produção. Nas novas instalações almejamos trazer para população uma nova programação multicultural, investir no resgaste da cultura da nossa região e proporcionar experiencias turísticas culturais”, destaca Ricardo.
A construção do novo Espaço Tear só foi possível graças a parceiros Gustavo Tittoto, Elizabeth Marinho, Anne Dominique, o fundador do Espaço TEAR, Padre Fábio dos Santos e o apoio de Alexandre Sedola.
O Coletivo de Direitos Humanos Ecologia Cultura e Cidadania – CDHEC Foi criado em 2003, por militantes de Direitos Humanos, Jornalistas e Agentes de Cultura com a finalidade de promover, proteger e reparar os Direitos Humanos, civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Com a transferência do CDHEC de Natal para São Miguel do Gostoso, foi criado em parceria com a Igreja Católica o Espaço TEAR oferecendo a comunidade várias oficinas de artes, cursos profissionalizantes e formação em direitos humanos.
TEAR vem de tecer, de construir, entrelaçar, compor e criar. E tecer cidadania, direitos e cultura é o que se propõem o Espaço Tear, localizado em São Miguel do Gostoso/RN e vinculado a ONG Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) que atua desde o ano de 2007. Com diversas ações voltadas a essas áreas o CDHEC juntamente com o Tear é considerado uma das principais entidades da cidade atuando diretamente no atendimento social de crianças e adolescentes. Destaca-se para isso a execução de ações como São Miguel do Gostoso cidade Universal dos Direitos Humanos, que no ano de 2008 reuniu e mobilizou centenas de pessoas de dentro e fora do município para impulsionar essa causa.
Fonte: O Contador de Causos