O jornalista Josieverton Bruno Vital, repórter da Tribuna do Norte, e natural de João Câmara, foi o grande destaque da 11ª edição do Prêmio de Jornalismo do Sistema Fiern ao faturar dois troféus, vencendo dois eixos da premiação, com as reportagens “Curso inédito na área de energia eólica transforma comunidades indígenas”, que aborda um projeto inovador em João Câmara, e “Iniciativa fortalece educação básica no interior do Estado”, ambas publicadas nas edições impressas do TN.
"Receber esses prêmios é uma honra e também uma grande responsabilidade. É um reconhecimento do trabalho dedicado que temos feito, sempre comprometidos em trazer informações de qualidade para o nosso público. Esse prêmio em específico tem um gostinho especial porque tive a felicidade não só de representar a minha cidade, mas de falar sobre João Câmara para todo o País", declarou Vital.
Na reportagem sobre João Câmara, Bruno abordou um projeto de formação acadêmica focado em capacitar indígenas para o setor eólico que impactando as comunidades. Parceria entre a CPFL Energia e o Senai-RN, a iniciativa já formou 19 indígenas das comunidades Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, alguns dos quais já atuam no mercado de energias renováveis. O curso desenvolveu carreiras e criou oportunidades de trabalho em manutenção e operação de parques eólicos próximos às aldeias. João Câmara, segundo maior gerador de energia eólica no RN, conta com 29 parques eólicos, e é a cidade mais indígena do RN, com uma população de 2,4 mil Potiguaras Mendonças vivendo na capital do Mato Grande.
Não é a primeira vez que o jovem jornalista camarense é reconhecido pelo seu trabalho. Ao todo já são nove prêmios de jornalismo na carreira: Ministério Público do Rio Grande do Norte (4x), Fiern (2x), Natal Sem Igual, Fecomércio e Prêmio Sincor de Jornalismo. Bruno Vital é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é repórter na Tribuna do Norte e tem passagens por G1, Agora RN, Portal OP9, Novo Notícias e Rádio Universitária.
A matéria vencedora pode ser lida aqui: https://tribunadonorte.com.br/economia/curso-inedito-na-area-de-energia-eolica-transforma-comunidades-indigenas/