O concurso público para contratação de professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) foi suspenso por meio de portaria. O anúncio foi publicado nessa sexta-feira (17) e atende a recomendação da Comissão Central do Concurso. O certame foi aberto em janeiro de 2024 e ofertava 66 vagas para docentes.
De acordo com a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), responsável pela publicação da portaria sobre a suspensão, a decisão foi motivada por denúncias apontando que o sistema do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), empresa responsável pelo certame, revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras. Assim, o instituto violou os “princípios da legalidade e da impessoalidade”.
“Diante da necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa, antes de adotar novos procedimentos com vistas à conclusão do concurso, será instalado um procedimento de apuração das denúncias”, diz a Fuern por meio da publicação.
A Fuern finalizou reafirmando o compromisso da insituição com a lisura do processo. “Os passos seguintes serão determinados após a apuração dos fatos e, consequentemente, serão adotadas as medidas cabíveis”.
Até o momento, o Idecan não publicou nota oficial no site da instituição sobre a suspensão. A TRIBUNA DO NORTE questionou a instituição sobre o ocorrido e aguarda retorno.
Tribuna do Norte