Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara, realizada nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o atual presidente da casa, Fernando Guilherme, fez duras críticas ao ex-presidente da Câmara, vereador Gilberto Honorato. Em seu discurso, Fernando revelou que o ex-presidente, apesar de pregar contra o nepotismo, tem praticado justamente o contrário, nomeando familiares em cargos dentro da Câmara.
O presidente citou nomes de familiares do ex-presidente que ocupam posições na Casa, como genros e noras, além de destacar que a mãe de um dos filhos do ex-presidente foi aprovada em primeiro lugar no concurso da Câmara. A situação gerou repercussão, e Fernando questionou a coerência entre as falas e práticas de Gilberto.
Além disso, o Ministério Público está investigando possíveis manipulações de resultados e favorecimento para beneficiar familiares de vereadores, incluindo o ex-presidente da Câmara.
Alguns trechos da fala do presidente
[...]Com todo respeito, os nomes que eu vou citar aqui são de pessoas de bem.
Vanilda de Souza Silva, assessora financeira, é mãe de um filho do vereador que foi presidente dessa casa e inclusive passou em primeiro lugar no concurso da Câmara.
Infelizmente, o ex presidente tem andado muito na contramão do que ele tá pregando aqui, mas é muito na contramão mesmo.[...]
Alisson natani Tenan Lopes é chefe de gabinete. Era chefe de gabinete da mesa diretora. Casado com a filha do ex presidente
Cláudio nascimento de Oliveira, coordenador de gestão de contrato. Hoje é assessor parlamentar do ex presidente.
Iara Pereira de Andrade da Silva, coordenadora de gabinete, é casada com o filho do ex presidente.
Stephanie Maiara da Silva, assessora de comunicação, é casada com o filho do ex presidente dessa casa.
Aí eu faço uma pergunta para reflexão, isso é crime de de nepotismo? 5 genros e noras estavam empregados na Câmara municipal.
Pera aí, Falar que não vai deixar os colegas vereadores cometerem crime por nepotismo quando se fez uso dessa prática aqui dentro dessa casa? E me perdoem.[...]Nós permitimos os colegas vereadores, ninguém disse nada.[...]