Nesta quarta-feira (19), a governadora Fátima Bezerra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguraram a Barragem Oiticica, na comunidade de Nova Barra, em Jucurutu (RN), em um evento simbólico realizado no Dia de São José. A obra, esperada há mais de 70 anos, faz parte do Complexo Hidrossocial Oiticica e integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco, beneficiando diretamente 43 municípios e 330 mil pessoas.
Com capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, a barragem garante segurança hídrica, viabiliza a agricultura irrigada e protege contra enchentes. O projeto inclui a nova comunidade de Barra de Santana, três agrovilas, infraestrutura de acesso e energia elétrica.
Durante a cerimônia, Lula também assinou a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste Potiguar, que reforçará o abastecimento em 14 municípios. A barragem recebeu R$ 163 milhões em investimentos do governo federal por meio do eixo "Água para Todos" do PAC-3, lançado em 2023.
Além da Barragem Oiticica, outras iniciativas de segurança hídrica estão em andamento no Rio Grande do Norte, como o Projeto Seridó, a recuperação de Passagem das Traíras e as obras do Ramal do Apodi, que já alcançaram 72% de conclusão.