A velha herança maldita prejudicando a comunidade escolar mais uma vez
A comunidade escolar de João Câmara foi surpreendida com o anúncio do adiamento do início das aulas na rede municipal de ensino, que estava previsto para a próxima segunda-feira (10). O motivo? O completo sucateamento das escolas e a inoperância total da frota de transporte escolar, uma realidade herdada da gestão anterior e que, mais uma vez, recai sobre alunos, pais e profissionais da educação.
A atual equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) está à frente da pasta há pouco mais de 60 dias e tem enfrentado uma verdadeira corrida contra o tempo para organizar um início de ano letivo digno para os estudantes. No entanto, o cenário encontrado foi alarmante: salas de aula em condições precárias, estrutura física comprometida e, para piorar, 100% dos ônibus escolares sem condições de uso.
Diante dessa situação, a prefeitura tentou, sem sucesso, viabilizar soluções emergenciais que permitissem o início das aulas no prazo previsto. Contudo, após visitas técnicas realizadas pela equipe de engenharia do município, ficou evidente que as reformas e consertos necessários não ficariam prontos a tempo. Assim, em um comunicado oficial, a SME informou que o retorno das atividades escolares foi adiado para o dia 17 de março, concedendo uma semana extra para uma força-tarefa trabalhar na recuperação mínima das unidades de ensino e dos veículos.