terça-feira, 15 de abril de 2025

Casal dono de lavanderia é alvo de operação do MPRN contra esquema milionário de golpe do cartão de crédito


 O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou no (15) a operação Estorno, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo fraudes com cartões de crédito clonados em Natal. A apuração envolve possíveis práticas de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima recebida em setembro de 2021. Segundo o relato, um grupo estaria utilizando o mecanismo de chargeback — contestação de compras por parte do titular do cartão — de forma fraudulenta, por meio de uma instituição bancária brasileira que opera pagamentos eletrônicos.

De acordo com o MPRN, os envolvidos usavam dados de cartões clonados para simular compras por links gerados no aplicativo da instituição financeira. Após a finalização da transação, os valores eram rapidamente transferidos ou sacados, antes que o titular percebesse a fraude e solicitasse o estorno. A prática causava prejuízos tanto à instituição quanto aos titulares dos cartões, que acabavam com os perfis bloqueados e seus nomes negativados em cadastros de inadimplentes.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, com apoio da Polícia Militar. Participaram da ação dois promotores de Justiça, oito servidores do MPRN e 12 policiais militares. Foram apreendidos cartões de crédito e débito, celulares e outros dispositivos eletrônicos, que serão analisados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A apuração confirmou o envolvimento de um casal — sócio-proprietário de uma lavanderia na capital — e de outro homem. A lavanderia é investigada por supostamente funcionar como fachada para ocultação e dissimulação de recursos obtidos com os golpes. O terceiro investigado, segundo o MPRN, movimentou mais de R$ 100 mil, o que reforça a suspeita de sua participação ativa no esquema.

As investigações continuam, com o objetivo de reunir mais provas, identificar outros possíveis envolvidos e rastrear o destino do dinheiro obtido ilicitamente.

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.