
A cassação dos diplomas do prefeito de Lajes, Felipe Ferreira de Menezes Araújo, e de seu vice, José Carlos Felipe, por abuso de poder político e uso indevido da máquina pública durante as eleições de 2024, acendeu um sinal de alerta no cenário político do Rio Grande do Norte.
A decisão da Justiça Eleitoral serve como aviso direto para o atual prefeito de Natal, Paulinho Freire, o ex-prefeito da capital, Álvaro Dias, e mais dois vereadores natalenses, que também estão sendo investigados pelo Ministério Público por acusações semelhantes. A denúncia aponta para possíveis irregularidades envolvendo o uso da estrutura pública em benefício eleitoral — o mesmo motivo que levou à cassação em Lajes.
O caso mostra que a Justiça Eleitoral está atenta e disposta a agir com rigor. E mais: a depender do andamento das investigações, o efeito dominó pode chegar à capital. Paulinho, Álvaro e os parlamentares acusados terão que explicar, em detalhes, o que o Ministério Público identificou e evitar que seus mandatos — ou futuros projetos eleitorais — sejam comprometidos.
A eleição de 2026 ainda está distante, mas o jogo já começou. E, para alguns, o campo está mais minado do que parece.
Por Robson Pires