
Nesta quarta-feira (9), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votou e aprovou um relatório que pede a perda de mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) por quebra de decoro. Braga é acusado de chutar Gabriel Costenaro, militante do Movimento Brasil Livre (MBL), durante uma discussão dentro da Câmara, em abril do ano passado.
O placar final da votação ficou em 13 votos pela cassação e cinco votos contra. Durante a sessão do Conselho de Ética, Glauber Braga anunciou que iria fazer greve de fome.
– Vou permanecer nessa sala, no Congresso, até a finalização desse processo. Estou o dia inteiro de jejum e, a partir de agora, não vou me alimentar. Vou aguardar a decisão irrevogável. Vou permanecer aqui nesse plenário. Quem quiser chamar de greve de fome, chame como queira – apontou.
O parlamentar ainda pode recorrer à própria CCJ. Caso tenha o recurso negado, o relatório será julgado pelo plenário da Câmara. Para que ocorra a cassação são necessários os votos de 257 dos 513 parlamentares.
Por Robson Pires