Foto: Sérgio Henrique Santos
Apesar de a imprensa ter veiculado em grande volume a probabilidade da liberação do trânsito na Ponte de Igapó, que liga as zonas Oeste e Norte de Natal, em abril deste ano, o Departamento Nacional de Insfraestrutura e Transportes (Dnit) revelou que o prazo para entrega sempre foi em maio.
As especulações por parte dos veículos de comunicação foram baseadas nas falas do superintendente do órgão, Getúlio Batista, que dizia "fazer o possível" para conseguir finalizar a obra, que se iniciou em setembro de 2023. Desde então, duas faixas permanecem liberadas para o trânsito, enquanto outras duas ficam bloqueadas.

Em contato com o Portal 96, o Dnit reforçou que não há nenhuma expectativa de liberação ainda neste mês e a previsão segue para maio, quando completa 20 meses de trabalhos no local. Ainda de acordo com o órgão, o cronograma está dentro do previsto e o orçamento, antes em R$ 20 milhões, chegará a R$ 30 milhões, segundo o órgão.
"O prazo do DNIT para a liberação ao tráfego sempre foi o mês de maio. Portanto, no momento, não foi prorrogado e as obras seguem dentro do cronograma do Departmento", informou.
O projeto conta com a restauração e o reforço de estacas, blocos e pilares; demolição de estruturas deterioradas; substituição asfáltica e de aparelhos de apoio; reforço de vigas, recuperação de barreiras de refúgio da ponte ferroviária e da passagem dos pedestres e guarda-corpos, dentre outros. Com 600 metros de extensão, a Ponte de Igapó nunca havia passado por uma reparação desde a construção de suas duas partes, em 1970 e em 1985.
96FM