Militantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizam um protesto, nesta quinta-feira (3), em frente à sede da Câmara Municipal de Natal.
Os manifestantes foram ao prédio, localizado no bairro do Tirol, para protestar contra a instalação de uma comissão especial de inquérito (CEI) para investigar invasões a propriedades privadas na capital potiguar. A primeira reunião da CEI aconteceu nesta quarta-feira (2).
Autor do requerimento que instalou a CEI, o vereador Matheus Faustino (União) tem dito que a atuação do MLB será um dos principais focos de investigação da comissão. O movimento é criticado por ocupar prédios abandonados e por ter invadido supermercados para cobrar cestas básicas no ano passado.
Em publicação nas redes sociais, o MLB justifica a “ocupação” na Câmara de Natal nesta quinta-feira porque a CEI foi criada a partir do requerimento de “vereadores fascistas” com o objetivo de “criminalizar os movimentos sociais que lutam por moradia urbana.” Ao todo, 22 dos 29 parlamentares assinaram o pedido para abrir a investigação – 12 assinaturas a mais que o mínimo necessário.
Durante o protesto, os manifestantes do MLB discutiram com Faustino. O vereador argumentou que ocupações do movimento são ilegais e que manifestantes fazem práticas criminosas.