terça-feira, 8 de abril de 2025

Natal terá placas para avanço de sinal vermelho


A Co­mis­são de Trans­por­tes, Le­gis­la­ção Par­ti­ci­pa­ti­va e As­sun­tos Me­tro­po­li­ta­nos da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Na­tal apro­vou, nes­ta segunda-feira (7), o Pro­je­to de Lei nº 655/2023, de au­to­ria do ve­rea­dor Kle­ber Fer­nan­des (PSDB), que de­ter­mi­na a ins­ta­la­ção de pla­cas in­for­ma­ti­vas nos se­má­fo­ros do mu­ni­cí­pio pa­ra es­cla­re­cer so­bre a per­mis­são de avan­ço do si­nal ver­me­lho en­tre 23h e 5h, des­de que o veí­cu­lo es­te­ja a até 30 km/h.

A pro­pos­ta al­te­ra a Lei nº 523/2018, que já tra­ta do te­ma, e bus­ca ga­ran­tir que os mo­to­ris­tas es­te­jam cien­tes des­sa ex­ce­ção, con­tri­buin­do pa­ra a se­gu­ran­ça viá­ria. As pla­cas de­ve­rão ser ins­ta­la­das pe­la Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na (STTU). A me­di­da va­le ape­nas pa­ra vias mu­ni­ci­pais e não se apli­ca a ro­do­vias es­ta­duais e fe­de­rais que cru­zam a ca­pi­tal.

O ve­rea­dor Ma­theus Faus­ti­no (União), re­la­tor da ma­té­ria, des­ta­cou a re­le­vân­cia do te­ma: “É um di­rei­to que pou­cas pes­soas co­nhe­cem. A pro­pos­ta é jus­ta­men­te in­for­mar à po­pu­la­ção que é per­mi­ti­do ul­tra­pas­sar o se­má­fo­ro no ver­me­lho, des­de que em até 30 km/h. Mui­ta gen­te des­co­nhe­ce es­sa pos­si­bi­li­da­de, es­pe­cial­men­te mo­to­ris­tas de apli­ca­ti­vo, que mais cir­cu­lam na ma­dru­ga­da”.

Tam­bém fo­ram apro­va­dos ou­tros dois Pro­je­tos de Lei. O PL 232/2024, de au­to­ria do ve­rea­dor Rob­son Car­va­lho (União), que tra­ta da vei­cu­la­ção de men­sa­gens edu­ca­ti­vas de cons­cien­ti­za­ção so­bre pro­te­ção ani­mal nos ôni­bus do trans­por­te pú­bli­co co­le­ti­vo da ci­da­de. E o PL 380/2024, de pro­po­si­ção do ve­rea­dor Cha­gas Ca­ta­ri­no (União), que ins­ti­tui a Cam­pa­nha de Com­ba­te à Vio­lên­cia con­tra a Mu­lher no Trân­si­to.

Du­ran­te a reu­nião da Co­mis­são de Trans­por­tes, a ve­rea­do­ra Sa­man­da Al­ves (PT) pe­diu vis­tas ao PL 035/2024, de au­to­ria da ve­rea­do­ra li­cen­cia­da Ni­na Sou­za (União), que proí­be o trans­por­te de me­no­res de 14 anos de­sa­com­pa­nha­dos de pais ou res­pon­sá­veis le­gais em veí­cu­los de apli­ca­ti­vos e tá­xis no mu­ni­cí­pio.

Se­gun­do a par­la­men­tar, a pro­pos­ta exi­ge um exa­me mais apro­fun­da­do de­vi­do à di­ver­gên­cia em re­la­ção ao que es­ta­be­le­ce o Es­ta­tu­to da Crian­ça e do Ado­les­cen­te (ECA). “Fi­ze­mos o pe­di­do de vis­tas pa­ra ana­li­sar me­lhor, por­que o pro­je­to pro­põe a res­tri­ção até os 14 anos, mas o ECA con­si­de­ra crian­ça até os 12 anos de ida­de. Já con­ver­sei com re­pre­sen­tan­tes da Uber na­cio­nal, que tam­bém su­ge­rem es­sa mu­dan­ça. Pre­ci­sa­mos ou­vir es­pe­cia­lis­tas pa­ra con­tri­buir de for­ma mais as­ser­ti­va”, ex­pli­cou Sa­man­da.

Tam­bém par­ti­ci­pa­ram da reu­nião o pre­si­den­te da Co­mis­são, ve­rea­dor Leo Sou­za (Re­pu­bli­ca­nos); o vice-presidente, ve­rea­dor Eri­bal­do Me­dei­ros (Re­de); e o ve­rea­dor Sub­te­nen­te Elia­be (PL).

RN Março 25

RN Março 25

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.