O Dia dos Jornalistas, celebrado em 7 de abril, é marcado por reivindicações da categoria por melhores condições de trabalho. As entidades representativas cobram salários dignos, combate à precarização, políticas públicas de fomento ao jornalismo e o retorno da exigência do diploma para o exercício da profissão.
A presidente da Fenaj, Samira de Castro, destaca a perda de 18% dos empregos formais entre 2013 e 2023, e defende a valorização da profissão como essencial à democracia. A ABI também solicita medidas contra fake news, assédio judicial e cobra regulação das big techs.
No Pará, o presidente do Sinjor-PA, Vito Gemaque, denuncia os baixos salários — R$ 1.985 em Belém — e a dificuldade nas negociações com empresas de comunicação, apesar do aumento de receitas publicitárias. A categoria pede reajuste de 10% e piso equivalente a dois salários mínimos.
Agora RN