quarta-feira, 9 de abril de 2025

‘Se Ezequiel puder ser candidato a governador, terá nosso apoio’, diz Garibaldi à 98 FM


O ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) voltou a defender, nesta quarta-feira (9), a candidatura do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026.

“Não tenha dúvida. Se ele puder ser candidato, ele teria o nosso apoio”, afirmou Garibaldi, em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM.

Nos últimos dias, passou a ganhar força a possibilidade de Ezequiel Ferreira ser candidato a governador com apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) e do atual vice, Walter Alves (MDB). Na terça-feira (8), em outra entrevista, Garibaldi sugeriu que Fátima e Walter renunciem no próximo ano para que Ezequiel assuma o Governo e seja candidato à reeleição já no cargo.

No entanto, a manobra é proibida. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que, em caso de renúncia ou morte do governador e do vice, deverá haver eleição direta ou indireta para um mandato-tampão. Isto é, Ezequiel Ferreira não assumiria o governo de maneira automática com as saídas de Fátima e Walter Alves.


Na entrevista à 98 FM, Garibaldi reforçou que Walter Alves, seu filho, não pretende ser candidato à reeleição depois de assumir o governo em 2026, após renúncia de Fátima Bezerra – que precisa sair do cargo para disputar o Senado.

“Ele já disse que não vai ser. Eu não posso ter outra atitude se não compreender a atitude dele. Ele não deseja ser candidato ao Governo. A vontade é a dele. Para assumir uma responsabilidade como esta, ele quem decide realmente. Eu acho que ele não deve se deixar levar por influência de ninguém, nem do pai dele. Ele quem deve decidir. Sou a favor dele. O que ele decidir, está decidido”, afirmou o ex-governador.

 

Ex-governador crê em repetição da polarização

Garibaldi Filho disse, ainda, que não crê na viabilização de uma candidatura de terceira via nas eleições de 2026 no RN. Segundo ele, a polarização nacional entre esquerda e direita deverá ser repetida no Estado. “Há uma polarização no País, e essa polarização tem os seus tentáculos aqui no Estado. Não tenha dúvida de que hoje essa polarização poderia prevalecer, impedindo a chamada terceira via, que no plano nacional não aconteceu”, enfatizou.

Apesar disso, ele fez elogios ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que tenta pavimentar uma candidatura de centro. “Nas primeiras pesquisas, ele desponta muito bem. Há toda uma campanha eleitoral para transcorrer, mas ele é um nome realmente que reúne condições de disputar o Governo”, afirmou Garibaldi.

Sobre o secretário de Fazenda, Cadu Xavier (PT), que anunciou sua pré-candidatura pelo grupo governista em fevereiro deste ano, após Walter anunciar que não seria candidato, Garibaldi também expressou simpatia. “Ele mostrou-se um bom técnico, um bom administrador, e agora iria ser testado eleitoralmente. Eu vejo que, na impossibilidade de Walter e de Ezequiel, ele pode ser o candidato do chamado sistema governista”, afirmou.



RN Março 25

RN Março 25

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.